Prefeitura lança projeto “Horta Escolar” em Porto Belo
Por meio do contato direto com o plantio, os alunos conhecem o valor nutritivo dos alimentos. Eles acompanharão todo o processo de preparação do solo, irrigação das mudas e retirada de plantas invasoras. Após a colheita e higienização, tudo o que for produzido será servido como parte da merenda escolar. A parceria entre a Fundação do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação vai proporcionar o desenvolvimento de ações pedagógicas que estimulem o aprendizado junto com a integração em equipe.
Para o diretor de educação ambiental, Jonatha Cabral, o trabalho de conscientização ambiental deve ocorrer principalmente nas escolas. "Estas ações possibilitam a prática de atividades ambientais em equipe, fazendo com que se valorize o trabalho e a cultura do homem do campo. O contato com a horta permitirá que os alunos entendam de onde vem o alimento que consomem", reforça Jonatha.
Segundo o presidente da Famap, Nelson Ricardo dos Passos, esse tipo de ação ajuda a criar adultos conscientes no futuro. "Se eles aprenderem o quanto é importante valorizar o meio ambiente na infância, com certeza serão mais responsáveis no futuro", destacou o presidente.