sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Bombinhas proíbe ocupação da areia









Prefeitura de Bombinhas emitiu um decreto que proíbe os bares, restaurantes e lanchonetes das orlas bombinenses de oferecerem aos clientes guarda-sóis e cadeiras espreguiçadeiras. Até essa última quarta-feira (29), os empreendimentos podiam disponibilizar dez guarda-sóis e 20 espreguiçadeiras aos turistas.

Segundo os empresários, o decreto foi assinado devido a uma briga entre um ambulante de cadeiras e um restaurante do Centro de Bombinhas que colocava mais acessórios que o permitido.

A classe empreendedora também reclama que não existe fiscalização nas praias e questiona o porquê das pousadas não serem enquadradas no decreto, já que ocupam um espaço muito maior na faixa de areia, ou seja, não possuem limites na instalação dos artefatos praianos.

O empresariado também não entende o porquê deles não poderem colocar mesas maiores que 0,40 cm, sendo que as pousadas e a própria Prefeitura ocupam espaços considerados grandes, com acessórios e palcos multiusos nas ações de verão terceirizadas com a Ric Record, realizadora do projeto Bombinhas Summer (mesmo evento que acontece em outras cidades do litoral catarinense durante 30 dias).

Em contrapartida, os comerciantes, ambulantes e profissionais liberais da Praia de Bombas, alegam falta de fiscalização por parte do Governo Municipal, principalmente nos empreendimentos que há algum tempo cometem crimes ambientais.

O Decreto Número 1349/2009, Art 2° diz: Todas as praias do município, apenas será permitido aos bares, lanchonetes e restaurantes a disponibilizar dez mesas de até 0,40 x 0,40 cm. Quando expressamente solicitado pelo cliente.

Art 3º: É vedada qualquer forma de reserva de espaço fixo na faixa de areia, inclusive a dispensação de mesas, cadeira, espreguiçadeiras, guarda-sóis, tendas e similares.
Art4° - É proibida a comercialização de qualquer produto em embalagem de vidro nas praias do município.
(Agência Energy de Comunicação Digital
http://www.aderbalmachado.com.br/index.php?page=d_noticias&id=1949