Vereador Mouzatt sai em defesa dos moradores das ruas 254 a 258
Depois de sofrer duras críticas de moradores das Ruas 254, 254 A, 256 e 258, pelo fato dos vereadores não “resolverem” o problema constante de alagamentos que esta área enfrenta, o vereador Mouzatt Barreto (DEM), resolveu também reclamar da falta de atitude do Município na resolução deste e outros problemas que Itapema enfrenta. “Vereador não faz nada! Nada! Não temos o poder de executar uma obra, só o Poder Executivo tem, que é a Prefeitura. Nós estamos na mesma posição do cidadão: de cobrar e reclamar. O que podemos fazer, foi feito, chamamos a Secretaria de Obras e a Prefeitura, cobramos atenção para estas ruas, mas esperamos duas semanas e até agora nada, por isso faço uma indicação para oficializar o meu apelo em defesa dos moradores destas ruas”, reclamou Mouzatt do plenário de Câmara.
No caso das ruas 254 a 258, do bairro Meia Praia, segundo Mouzatt, o problema deve ser resolvido pela concessionária da BR 101 – a empresa Autopista Litoral Sul – e pela concessionária da obra da macrodrenagem – empresa Sulcatarinense – porém, ele frisou que é preciso uma postura mais ativa da Prefeitura de Itapema no sentido de cobrar as melhorias que a cidade necessita, e que estejam relacionadas às responsabilidades destas empresas. “Essas concessionárias devem, mas não pagam, então tem que ter alguém pra ir lá cobrar, dizer o que o nosso Município quer, porque essas concessionárias não assumem o seu compromisso. Se vir novamente a chuva, vai ter mais alagamento. E aí, a culpa é de quem? É do vereador! Eu não tiro a minha responsabilidade, porque estamos aqui para dar a cara pra bater. Agora, a população tem que entender que a Câmara de Vereadores depende da Prefeitura para resolver esses, e outros problemas graves”, desabafou o vereador.
Mouzatt destacou que o objetivo da Indicação nº 22/2014, aprovada por unanimidade dos vereadores, é sensibilizar a Prefeitura e a Secretaria de Obras, para que as devidas providências para a drenagem das águas da chuva que se acumulam entre as ruas 254 e 258, seja realizada, solucionando o problema e atendendo à reivindicação daqueles moradores. “Deixo só uma palavra para encerrar o meu apelo: atitude!”.
*** Vereador também fez um apelo pelos cachorros abandonados no Bairro Morretes
Em outra indicação de sua autoria que foi bastante debatida no Plenário da Câmara, Mouzatt Barreto registrou mais uma reivindicação à Prefeitura de Itapema: “que o Poder Executivo faça valer a Lei Municipal nº 3126/2013, criada pelo ex-vereador Alcionei Tridapalli (PP)”.
Essa legislação que está em vigor no município de Itapema, concede desconto de ISS (Imposto Sobre Serviço) às clínicas veterinárias que realizarem castrações gratuitas em cães e gatos no município de Itapema. “Acredito que o ser humano vive de incentivo. Então se não houver divulgação, se não houver um lembrete, as coisas não acontecem”, disse Mouzatt ao se referir à necessidade da Prefeitura não só o cumprir esta Lei, mas a divulgá-la junto às clínicas de Itapema.
Ele acredita que a iniciativa deve partir do Município, já que é interesse da administração pública combater a população de animais de rua. “A questão de cachorros de rua está muito grave, por isso precisamos chamar a atenção. O Morretes e o Praiamar vivem um conflito com animais de rua com sarna, sinomose, vermes, paraviroses que são sinônimo de risco à saúde pública, o que vai respingar nas Unidades de Saúde”, denunciou o vereador, cobrando que este problema seja resolvido.
O vereador Fabrício Lazzari (Fafá - PP) ampliou o debate e disse também se preocupar com o crescente número de animais de rua. “Ano passado pedi uma reestruturação do centro de zoonoses de Itapema, mas até hoje não recebi resposta desta indicação. Então fica complicado”, reclamou. Ele lembrou que em 2013 a Câmara de Vereadores discutiu amplamente a questão relacionada aos cavalos, e lamentou o fato deles continuarem circulando pelas avenidas do município. “Lembro das sugestões e projeto apresentados pelo vereador Xavier Legarrea, como o carrinho de lata, sem uso de tração animal, mas nada mudou, os cavalos continuam nas ruas. Imagina quanto aos cachorros! Na praia tem cachorro pra tudo que é lado, assim como no bairro Morretes. E não existe política pública voltada pra isso. Está faltando muita gestão nesta área”, registrou.
Esta indicação também recebeu aprovação unânime dos vereadores e assim como a anterior, foi encaminhada pela Câmara de Vereadores para análise da Prefeitura de Itapema.
MARINA BERTOLLI
Comunicação e Marketing