Câmara de Itapema quer que Autopista transfira balança de Itapema até Porto Belo
Coincidência ou não, na mesma semana de um grave acidente que provocou debates entre a própria comunidade sobre a localização da balança da BR-101, os vereadores de Itapema haviam discutido justamente esta questão, na última Sessão Ordinária de abril, realizada dia 29. Dias depois, um acidente envolvendo o carro de uma família de Itapema e um caminhão que saía da balança, fortaleceu os propósitos discutidos pela Câmara, que foi unânime em dizer que a balança deve ser removida com urgência do perímetro urbano de do município.
O Requerimento nº 60, de autoria do vereador Magnus Guimarães (PDT), votado já na Sessão Ordinária deste dia 06 de maio, reflete esse anseio da comunidade e da própria Câmara, levando esta reivindicação até a Autopista Litoral Sul e ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). "O local é inadequado diante do crescimento dos bairros Morretes e Jardim Praiamar. A balança impede a continuação da Marginal Oeste e cria uma rota de fuga de caminhões dentro dos bairros, destruindo vias públicas do município. Ela se tornou perigosa para o nosso trânsito", reafirmou o vereador.
Durante a votação do requerimento que foi amplamente debatido pelo Plenário, Magnus sugeriu a Autopista e ao DNIT que transfiram o equipamento de fiscalização para o município vizinho de Porto Belo, que tem grandes áreas inabitadas na margem da BR 101. Para o vereador, esses locais são mais propícios e tem o espaço necessário para criação de pistas mais longas para a entrada e saída dos veículos de carga, sem colocar em risco motoristas de veículos menores, que é o que acontece hoje na balança da BR-101 de Itapema.
O vereador Mouzatt Barreto (DEM), que fez críticas na Sessão Ordinária do dia 29 de abril a esta situação e outras que envolvem a Autopista Litoral Sul, voltou a se manifestar. "Que antes de doar ambulâncias para Itapema, eles façam o que é de sua responsabilidade. O veículo é bem vindo, o município precisava, mas não vamos deixar de cobrar as respostas que queremos a tempo. Quero deixar claro que estamos aguardando a vinda desta empresa aqui na Câmara", reclamou o vereador.
Críticas recorrentes
As críticas a Autopista Litoral Sul - e também a outras concessionárias de serviços do município - tem sido recorrentes na Câmara de Itapema a cada nova Sessão Ordinária. Durante as discussões sobre a balança, a presidente do Poder Legislativo, vereadora Nilza Simas (PSD), confirmou a realização da tão esperada reunião entre os vereadores e a Autopista Litoral Sul. "Em primeira mão, adianto que em conversa com o prefeito Bolinha esta semana, ele deixou claro seu descontentamento com esta concessionária e antecipou que no dia 29 a Autopista vai estar em Itapema, para se reunir com os vereadores", afirmou Nilza.
A Autopista foi convocada pelos vereadores de Itapema para se manifestar sobre a interferência de suas ações na mobilidade urbana e segurança no trânsito de Itapema ainda no mês passado, mas não havia confirmado a sua presença para um debate público proposto pela Câmara, por isso o anúncio da presidente foi comemorado. "Precisamos discutir com esta concessionária os problemas que ela nos traz, como o fechamento de acessos a Itapema na BR 101, entre inúmeras outras reclamações que temos. E certamente não vai ser a entrega de uma ambulância que vai amenizar as nossas dúvidas", enfatizou a presidente.
O vereador Fabrício Lazzari (PP) lembrou que é preciso contar com uma ação conjunta entre a Câmara e a Prefeitura. O vereador Mauro Hercílio Silva (Marinho - PPS) também comentou o caso, e lembrou que o assunto tem sido bastante discutido com o prefeito, sobre marginais inacabadas, acessos fechados, sobre a balança, entre outros problemas. Todas essas e outras reclamações debatidas pelos vereadores de Itapema com relação a Autopista Litoral Sul, serão apresentadas à empresa no dia 29, na reunião pré-agendada com a Câmara de Vereadores.
Jornal O Atlântico