sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Começa a temporada de transatlânticos no Litoral

15112012
15/11/2012 – O primeiro navio da temporada 2012/13 chega em Porto Belo
O dia começou cedo para a equipe da Fundação Municipal de Turismo e outras organizações que auxiliam no receptivo de navios. O Grand Mistral estava programado para chegar as 10h (e cumpriu sseu horário) mas os envolvidos no receptivo, estavam no Píer antes das 8h da manhã.


 

Em Porto Belo, a novidade este ano ficou por conta da conclusão do píer municipal. Diferente de Itajaí, onde os navios atracam diretamente no píer, em Porto Belo os transatlânticos são ancorados em alto mar, e os passageiros descem em pequenos barcos, chamados de tenders.
Outra atração é um novo roteiro pelo Centro histórico da cidade, para ser feito a pé. O trecho foi testado no ano passado, e agora passa a ser atrativo oficial. Esta será a primeira vez que Porto Belo receberá uma embarcação de bandeira francesa. O iate de luxo de longo percurso L' Austral trará 264 passageiros à cidade.
Registro pode aumentar fluxo em 50%
Embora tenha nove atracações a mais do que Itajaí, a Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo acredita que a cidade poderia atrair ainda mais turistas se tivesse acesso ao processo de alfandegamento, que consiste na nacionalização das embarcações estrangeiras. Segundo o supervisor da Fundação, Marcos Jaques, com isto o município poderia ter um acréscimo de 50% nas paradas de cruzeiros.
Hoje, a nacionalização dos navios que chegam a Porto Belo é feita geralmente no Porto de Imbituba, o que atrasa os cruzeiros em algumas horas. De acordo com Jaques, parte dos armadores escolhe outros destinos em função da demora.
O município aguarda desde o ano passado a instalação de um posto de alfandegamento. O processo corre na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).