quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


MORADORA DE PORTO BELO ENVIA EMAIL PARA DEFENDER SOCORRER IGREJA MATRIZ


Email encaminhado por Ana Maria Cordeiro de Porto Belo/SC para Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico em 19/12/2012:
Bom dia, sou Ana Maria Cordeiro, estudante de jornalismo e moradora do município de Porto Belo, Litoral Norte de Santa Catarina.
Porto Belo é uma cidade simples, que mantém fortes características da cultura Açoriana (seus colonizadores). 
Sou católica, praticante, e sempre estive envolvida nos trabalhos da Igreja. É por isso, que me sinto no direito de vir hoje, por meio deste email e com imenso respeito, pedir-lhes auxilio.
Minha cidade possui apenas um patrimônio histórico, a Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos, prédio antigo, tombada pelo patrimônio em 25 de junho de 1998. O título de Patrimônio Histórico não mudou nada na realidade da Igreja, há 14 anos ouvimos falar em reforma, nada pode ser feito, e nossa Igreja se transforma aos poucos em ruínas. 
Ainda são feitas celebrações, mas a Paróquia está construindo outra igreja, sabemos que com o passar dos anos não terá mais possibilidade de utilizarmos o prédio, que esta semana, completou 188 anos.  
A obra começou a ser construída em 1814, as paredes são de pedra, e a argamassa foi feita à base de óleo de baleia. Como de costume na época, foi utilizada mão de obra escrava, e como a cidade havia sido abandonada pelo governo, os próprios moradores bancaram a construção, emprestando seus escravos. Por mais de 50 anos, após o início da construção, a Igreja ficou abandonada, e só depois, que uma reforma foi feita, e transformou-se na Igreja que temos hoje. 
Como Cristã Católica, e amante da história, me sinto constrangida ao olhar para a Igreja e vê-la naquele estado. Cascas de tintas soltam das paredes, que possuem buracos tão grandes que o barro e as pedras aparecem. Parte da história de um dos municípios mais antigos de Santa Catarina está abandonada, foi esquecida pelo Patrimônio que não nos possibilita de fazermos uma reforma, já que perderíamos a possível restauração. Se sua equipe não puder nos ajudar de nenhuma forma, fazendo com que a restauração da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos em Porto Belo finalmente aconteça, peço que encaminhem este email para alguém que possa nos ajudar. A comunidade implora, queremos a restauração.
Envio fotos em anexo.
Peço desculpas pelo incomodo.
Desejo a vocês um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.
Att.
Ana Maria Cordeiro

Fotos: Ana Maria Cordeiro