PORTO BELO X BOMBINHAS Projeto de túnel une solução para o trânsito e proteção ambiental
Nesta sexta-feira (21) começa oficialmente o verão. Em Porto Belo e
Bombinhas, a população aumenta até 10 vezes com a chegada de milhares de
veranistas. Entretanto, a infraestrutura viária não acompanhou o
crescimento do fluxo de turistas.
Longas filas se formam na SC-412 pela manhã em direção a Bombinhas e no
final da tarde no sentido contrário. Durante a temporada, o percurso de
18 km pode levar mais de duas horas, o que também dificulta o
atendimento médico de urgência e emergência.
Há anos é reivindicada a construção de um novo acesso a Bombinhas.
Associações de preservação do meio ambiente da região defendem a
proposta de fazer um túnel de 2 km. Entre as vantagens da passagem sob o
morro, haverá menos trânsito no Centro de Porto Belo e preservação de
nascentes, sem causar erosão ou ocupação desordenada das margens. Além
disso, a reutilização de rochas retiradas na escavação pode reduzir o
custo da obra para a metade dos cerca de R$ 100 milhões previstos
inicialmente.
O Ministério Público Federal (MPF) também considera construir um túnel a melhor opção. Levando em conta os problemas ambientais e irregularidades no licenciamento, a Justiça suspendeu a licitação e as obras do novo acesso a Bombinhas pelo topo do morro.
Fonte: Jornal O Atlântico
O Ministério Público Federal (MPF) também considera construir um túnel a melhor opção. Levando em conta os problemas ambientais e irregularidades no licenciamento, a Justiça suspendeu a licitação e as obras do novo acesso a Bombinhas pelo topo do morro.
Fonte: Jornal O Atlântico