A suspeita é de que a ação foi orquestrada por adversários políticos ou empresariais.
O episódio foi registrado no meio da madrugada, quando quatro homens armados invadiram a residência do novo presidente do PSDB, utilizando a mesma estratégia praticada contra um antigo presidente do partido, que também regide às margens do Rio Tijucas. Os quatro assaltantes chegaram a residência numa embarcação, navegando silenciosamente pela escuridão do Rio Tijucas, adentrando na residência sem chamar a atenção da vizinhança.
Até o momento não foram revelados detalhes da operação criminosa, mas já se sabe que o bando era violento e que exigia dinheiro, jóias e outros pertences de valor elevado. Conforme informações do Serviço de Inteligência da PM, os bandidos usaram de muita violência contra Márcio Rosa e familiares. Relatos extra-oficiais dão conta de que, em decorrência dos golpes,Márcio Rosa estaria com algumas costelas quebradas.
A polícia não revelou valores ou bens levados pelos marginais, limitando-se a afirmar que o maiores prejuízos foram os danos morais, o trauma psicológico e a agressão física. O caso está sendo investigado.