sábado, 14 de setembro de 2013

 Prefeitos da AMFRI firmam convênio com Estado para elaborarem Planos de Resíduos Sólidos

Realizada na manhã de ontem (13), a Assembleia Geral de Prefeitos da AMFRI teve como principal tema tratado à proposta  para elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), feita pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). Todos os Prefeitos e Vice-prefeitos aprovaram a proposta e firmaram um convênio com o governo estadual para elaborarem os planos.
O PMGIRS é um instrumento importante sobre as quais estão estabelecidas as diretrizes, assim como prazos, para a reestruturação de todos os lixões do país, em 2014, por isso é necessário que os municípios o façam rapidamente. “É obrigatório que nós comecemos o mais rápido possível, pois precisamos estar no ano que vem com os planos prontos”, enfatizou o presidente da AMFRI e prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins.
A região da AMFRI será a primeira no país a elaborar os planos em um contexto regional, o que ficará financeiramente mais em conta para todos os seus municípios. O coordenador de projetos especiais da SDS, Christiano Lopes de Oliveira, destaca “é um orgulho para todos nós catarinenses, ter uma região nossa, a ser pioneira desta demanda”. A partir de agora, o próximo passo será o envio de um ofício formalizando a parceira entre Estado, AMFRI e municípios.
Ainda nesta reunião o novo portal municipal oferecido pela FECAM as prefeituras, sem custo adicional também esteve em pauta. Além disso, problemas como a regulação do SAMU e mobilidade urbana na região foram citados, mas como os temas exigem tempo e atenção, os presentes na assembleia decidiram abordá-los novamente em seu próximo encontro que já tem data marcada para o dia 04 de outubro.
 Texto e fotos: Bruna Passos – Assessoria de Comunicação da AMFRI

Mais Informações:
Assessora de Comunicação da AMFRI – Bruna Passos - (47) 3404-8000 ou imprensa@amfri.org.br