Porto Belo adere ao Programa Cidades Sustentáveis
Porto Belo passa por um dos momentos mais interessantes na sua história. O forte processo de conurbação entre os municípios situados neste setor costeiro levou a um impressionante crescimento populacional gerando assim problemas e conflitos de uso do solo e do mar onde são exigidas ações de natureza ambiental, social e econômica, e inclusive de governança capaz de entender a realidade por meio de indicadores que sejam capazes de estabelecer um diagnóstico fiel do município assim como indicar metas seguras para projetar um desenvolvimento sustentado de longo prazo. Desta forma, a I Conferência: Planejando o Desenvolvimento para o Futuro de Porto Belo busca trazer a participação de atores governamentais, não-governamentais, iniciativa privada e academia que atuam nas áreas de planejamento ambiental e urbano para pela primeira vez no município entender os desafios futuros de Porto Belo, tendo como base o ano de 2032 – ano em que o município completa seus 200 anos.
Aberto para a sociedade portobelense, a proposta busca estabelecer um novo paradigma no município por meio de um processo que possa instalar um Conselho permanente de planejamento que possa auxiliar tecnicamente o poder público nas mais diferentes tomadas de decisão por meio de indicadores do Programa Cidades Sustentáveis.
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) reúne uma série de ferramentas que está contribuindo com centenas de municípios brasileiros para que governos e sociedade civil promovam o desenvolvimento sustentável. Este faz parte da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos. O programa oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e abordando as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos. A cada um deles estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência. Porto Belo terá assim a oportunidade de criar um novo padrão de relação dos cidadãos com a política, com os tomadores de decisão do município que assim assumirão um compromisso concreto com os cidadãos portobelenses por meio do acompanhamento de resultados desses compromissos.
A Universidade do Vale do Itajaí por meio do Laboratório de Conservação e Gestão Costeira do CTTMAr, assim como o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental estão unidos neste processo para viabilizar tecnicamente o desenvolvimento deste processo por meio dos instrumentos de pesquisa, ensino e extensão.
CLICRBS