sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Porto Belo tá sem coleta de lixo reciclável 


Moradora continua fazendo a parte dela, junta lixo que não é lixo e entrega pra uma cooperativa de Tijucas

city de Porto Belo não faz mais coleta seletiva de lixo desde agosto. Esta é a denúncia de uma moradora, que acha um absurdo o descaso, pois plásticos, latas e papéis estão sendo recolhidos junto com o lixo comum. A moradora continua separando o lixo e entrega para uma cooperativa de Tijucas. Já a prefa diz que o processo de licitação para a contratação de uma empresa especializada está para sair.
Juliana Vieira, 32 anos, tá uma arara com a prefa por conta da falta de coleta seletiva na cidade. Ela denuncia que, desde que a prefa rompeu o contrato que mantinha com uma cooperativa de Tijucas, o lixo reciclável vem sendo recolhido como se fosse comum. “É inadmissível que, em tempos de preocupação extrema com as condições do planeta, do meio ambiente, de consumo consciente, a prefeitura dê um passo atrás nas ações de melhor aproveitamento do lixo. É pra isso que existe coleta seletiva, gente”, bufa a moradora.
Para Juliana, a prefa tem todo o direito de romper o contrato com a empresa, mas deveria continuar recolhendo o lixo reciclável. “Depois de meses e meses de trabalho, de conscientização e de cadastro, para que os moradores fizessem a separação do lixo, todo o trabalho foi literalmente para o lixo”, reclama a moradora.
A moradora não consegue jogar os recicláveis no lixo comum, por isso continua separando. O mais incrível é que ela leva até Tijucas, na sede da Coopervat, justamente a empresa que fazia a coleta em Porto Belo. “O restante da população está depositando no lixo comum, que vai para o aterro sanitário”, carca.
Outra moradora, Raquel Dias, usou seu prefil no Facebook para meter a boca na prefa e na Câmara de Vereadores pedindo uma solução pra montoeira de saco de lixo reciclável que está acumulando em casa. “Não vou jogar junto com o lixo orgânico. Ou vocês me dão uma solução, ou então começarei a depositar nos órgãos públicos”, ameaçou a mulher.
Vai demorar
O departamento de Compras da prefa disse que já trampa nos detalhes internos da elaboração do processo licitatório para contratar uma empresa que faça o serviço. “A previsão é que o edital seja lançado na próxima semana”, sisplica. Segundo o departamento, a coleta seletiva é tratada como prioridade na cidade, e o contrato antigo foi quebrado porque a empresa atendia apenas 400 casas da city. “O município tem aproximadamente 30 mil unidades habitacionais. Com a licitação, todas as casas de Porto Belo serão atendidas”, promete o departamento.

Diarinho