Comitiva de Porto Belo conhece alternativas para o turismo
Durante cada trajeto, feito em ônibus antigos, as paradas são realizadas na casa de colonos, onde os visitantes recebem informações do dia a dia da família, tem contato com animais e ainda com a culinária local. Cada pacote custa R$ 98, com um café da manhã incluso. Este valor é repartido entre operadoras de turismo e agricultores. O modelo de agroturismo desenvolvido na cidade é tem quatro roteiros ativos e pelo menos mais dois em fase de implantação. A cidade é conhecida no país por frequentemente renovar os atrativos turísticos.
Durante o dia, os 24 integrantes do grupo conversaram ainda com técnicos da prefeitura e o vice-prefeito de Gramado, Luia Barcovi. De acordo com o vice-prefeito, Gramado recebe em média cinco milhões de pessoas por ano. "Tivemos algumas atitudes de pessoas que tiveram uma visão voltada para o turismo em uma época em que ninguém falava de turismo", analisou.
Segundo o prefeito Evaldo Guerreiro, a troca de experiências é vital para Porto Belo romper a barreira da sazonalidade. "Temos um fluxo muito grande de turistas que passa pela cidade durante o verão, mas nos falta alternativas para atraí-los a Porto Belo. Também necessitamos de atrativos para incrementar a baixa temporada. E o caminho traçado por Gramado serve de modelo para as outras cidades", destacou.
A visita técnica reúne empresários de diversos segmentos. A ideia é incentivar novas atividades na Capital Catarinense dos Transatlânticos. O roteiro e reuniões de negócios foram organizados pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que contribuiu com a implantação do Procomtur (Programa de Competividade no Turismo), implantado pela Prefeitura de Porto Belo este ano.
A parceria com o Sebrae já resultou em projetos como o Festival do Camarão, o Conheça Porto Belo, o Censo Empresarial, a capacitação de artesãos e a revitalização do centro histórico. O grupo participa de atividades do Festival de Turismo de Gramado e de reuniões com empresários do setor até domingo, quando retornam a Porto Belo.