Santa Catarina tem 67 pontos impróprios para banho
A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou nesta sexta-feira (13) o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2013-2014. O relatório já leva em conta os cinco últimos relatórios semanais feitos desde novembro. No estado, 67 dos 200 pontos monitorados estão impróprios para banho. Já na Capital, dos 66 pontos avaliados 18 estão impróprios. O índice de impropriedade, portanto, ficou em 33,5% no Estado e em 27,27% em Florianópolis.
Em Balneário Camboriú, dos 13 pontos analisados, apenas dois estão considereados impróprios. Estão localizados no Pontal Norte, na saída do Canal do Marambaia, e em Taquaras, na lagoa local. Todos os demais pontos, a maioria localizados na Praia Central, estão próprios para banho.
De acordo com o gerente de Análise e Pesquisa da Qualidade Ambiental, Haroldo Tavares Elias, a condição de balneabilidade no local de amostragem é Impróprio se nas últimas cinco coletas houver pelo menos duas amostras com o resultado de coliformes fecais (E coli) maior do que 800 NMP/ 100 ml de amostra ou se na última análise o valor de NMP / 100 ml for acima de 2.000. Ou ainda em casos onde seja constatada a presença de substâncias estranhas ao meio ou algum lançamento de esgoto ou poluentes.
"Aos moradores e turistas que veraneiam em determinadas praias com maior frequência recomenda-se que verifiquem o histórico do local, que está disponível no site da FATMA. Nele é possível observar o comportamento de longo prazo destes locais quanto à presença de coliformes e ter uma noção mais representativo do que o resultado de uma única análise semanal" explica o oceanógrafo da Fatma, Carlos Cassini.
Cada um dos 200 pontos monitorados não representa, necessariamente, uma praia. A Lagoa da Conceição, por exemplo, possui 9 pontos destes 200. Isso porque é um local onde preocupa o órgão por ter características próprias como a pouca circulação de água e falta de oxigenação, além de um número demasiado de ligações clandestinas de esgoto. Santa Catarina possui mais de 200 praias e nem todas apresentam necessidade de monitoramento.
A partir de agora, o relatório passa a ser semanal até março de 2014. É possível acompanhar a balneabilidade do litoral catarinense por um sistema do google maps. CLIQUE AQUI E CONFIRA
Fonte: Noticia Já