Vigilância e FAACI lacram despejo irregular de esgoto no Rio Perequê
Mais de 26 pontos com descarte irregular de esgoto e dejetos foram lacrados no Rio Perequê, na margem pertencente a Itapema. Este é o resultado da primeira Etapa do Plano de Ação que vai contribuir na preservação do meio ambiente, com foco no Rio Perequê. Nesta sexta-feira (24/01) a equipe, composta por fiscais do Departamento de Vigilância em Saúde e da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), percorreu toda a extensão do Rio realizando os lacres.
O trabalho de vistoria e fechamento dos pontos com descarte clandestino de esgoto contou com apoio do Corpo de Bombeiros. Uma embarcação, de responsabilidade da 2ª Companhia do 13º Batalhão do CBM, permitiu que os técnicos chegassem aos locais de difícil acesso, muitos escondidos em meio à vegetação. Os canos das ligações irregulares foram quebrados e receberam aplicação do expansor de poliestireno, impedindo a reutilização das saídas clandestinas.A medida também é resultado da vistoria realizada no início do mês de Janeiro pelo Prefeito Rodrigo Bolinha e o Vice-prefeito Giliard, onde foram levantadas as informações e os possíveis locais, pontos que permitiram a criação do Plano de Ação.
Agora, a próxima etapa será a notificação de todos os proprietários que tiveram o local de despejo irregular lacrado. "Vamos estabelecer um prazo para que se regularizem ou apresentem regularização junto a rede coletora. Casos isso não ocorra, dentro do prazo, o proprietário será multado", explicou o Presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Leonardo Nunes.