Presidente da Câmara faz balanço das atividades neste 1º semestre
A presidente da Câmara de Itapema, vereadora Nilza Simas (PSD), encerrou as atividades legislativas deste primeiro semestre de 2014, fazendo um balanço das iniciativas e apresentando números com o trabalho dos vereadores neste período.
Da Tribuna Parlamentar, Nilza apresentou um levantamento demonstrando a produção da Câmara. "Foram 339 Indicações, 29 Projetos de Lei apresentados. Analisamos e votamos 38 Projetos de Lei da Prefeitura. Só de requerimentos foram 97 pedidos de informação formulados, além de 15 Moções propostas", elencou.
Ela destacou entre as ações da Câmara de Vereadores nestes seis meses do ano, a realização das Sessões Itinerantes que levam os vereadores para dentro dos bairros de Itapema. "O ápice deste semestre, para mim, foi a recente criação da Escola do legislativo, e eu já tenho uma boa noticia a todos: vamos ter a nossa primeira ação desta Escola em breve, com o vestibular comunitário", considerou a vereadora. Ela afirma que este é o primeiro passo da parceria firmada entre a Câmara de Itapema e a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), na realização do curso pré-vestibular gratuito, destinado para alunos da rede pública de ensino de Itapema. "Já podemos adiantar que vamos iniciar uma turma com 40 alunos, com todo material didático e corpo docente fornecido pela Udesc. E alunos deste curso que optarem por prestar vestibular para a Udesc, vão ter bolsas de estudo", afirmou.
Ela antecipou algumas iniciativas que estão direcionadas para o segundo semestre de 2014. Entre elas, Nilza destacou a ação "Câmara vai à escola". Com este projeto, ela disse que os vereadores vão poder estar presentes nas escolas, informando aos alunos sobre qual o real papel do vereador na sociedade. "Estamos desenvolvendo uma cartilha educativa, aonde vamos explicar aos estudantes sobre as nossas funções, a Câmara, enfim, trabalhando desde cedo a noção de política e cidadania com eles, fortalecendo também a participação desta instituição na comunidade", declarou.
Antes de encerrar seu discurso na Tribuna, Nilza lembrou do período de recesso parlamentar da Câmara, que vai de 15 de julho a 1º de agosto, destacando que todas as funções administrativas e de atendimento ao público do legislativo são mantidas normalmente neste período. "O recesso é apenas das Sessões Ordinárias, e voltamos no próximo dia 05 de agosto, com as nossas discussões e votação", disse.
Jornal O Atlântico