quarta-feira, 2 de julho de 2014

Vereadores querem mais policiamento para Bombinhas


 Segurança foi um dos assuntos abordados pelos Parlamentares na sessão desta segunda-feira (30/06), devido a ocorrências de casos de tentativa de estupros na cidade, os vereadores pediram reforço de policias e iniciativas de programas que eleve a segurança dos munícipes.

Durante a sessão ordinária, o vereador Ernani Mateus da Silva ressaltou a importância de criar um programa de segurança, devido a falta de policiamento na cidade. Mencionou os casos de tentativas de estupros, acredita que alguns lugares devem ser feitos rondas policiais, informou que muitas pessoas vão cedo, e voltam tarde de seus trabalhos, e é preciso saber a quem alertar.

A Presidente Maria Julia informou que uma cidadã a procurou para informar que um motoqueiro, está abordando as mulheres em alguns bairros. Informou que foi questionada sobre o que a câmara está fazendo a respeito. “Em nome de todos os vereadores eu respondo que a câmara desde o início do ano está fazendo essas solicitações de melhor segurança para cidade, foi feito uma reunião com o secretário de segurança pública do Estado, e chamamos a atenção para o caso de falta de segurança em Bombinhas, a câmara faz até aonde lhe cabe que é cobrar melhorias”, declara a Presidente. 

O tenente Toni informou à vereadora que esse caso do motoqueiro tem apenas um boletim de ocorrência, as pessoas que são abordadas tem que registar o BO para que a polícia possa buscar melhores esclarecimentos.

O Parlamentar Celino João dos Santos declarou que o Tenente Toni apresentou o trabalho realizado para manter a segurança de Bombinhas, e ressaltou as dificuldades que enfrentam, e que o governo do Estado está deixando a desejar, foi informado que o Município possui viaturas, mas faltam policiais. 

A Vereadora Lourdes Matias informou que a Casa Legislativa recebeu a informação que alguns policiais foram transferidos de Bombinhas para outras cidade, e hoje a cidade está sem segurança, dependendo de policiais de Porto Belo e de Itapema para manter a segurança. Sobre o caso que está acontecendo na cidade, que assusta as mulheres de Bombinhas, pediu para que as pessoas que sejam de alguma forma abordada pelo cidadão, que procure a delegacia para registrar o boletim de ocorrência, ou o Departamento da Coordenadoria da Mulher na Prefeitura, e ainda informou que as três vereadoras estão a disposição se precisarem de apoio para realizar a denúncia. 

Aladi Nilton dos Santos complementou falando da necessidade de conseguir mais policiamento para garantir a segurança dos munícipes. Salientou que foi informado por um policial aposentado que a situação vai ficar pior, porque em breve aproximadamente dois mil policiais irão se aposentar em Santa Catarina, e irá ser feito um concurso com apenas duzentas vagas, e não irá suprir a necessidade.

A Presidente acrescentou “É importante fazer o BO, pois por meio de denúncia é feito um registro, quando estivemos em reunião com o secretário de segurança do Estado, ele nos informou que o índice de criminalidade de Bombinhas é baixo, então por isso a importância do BO, nos relatórios do Estado quase não existe roubo, ou qualquer outro tipo de criminalidade, por não termos os casos registrados, então a justificativa é que Bombinhas é um lugar tranquilo, o registro das ocorrências é uma necessidade para que possamos cobrar mais segurança”.