Porto Belo está entre as cidades que terão o reforço de oito profissionais do programa Mais Médicos no litoral
O Litoral Norte está sendo atendido com cinco médicos nesta primeira etapa do programa Mais Médicos. Eles vão trabalhar nas cidades de Itajaí, Itapema, Bombinhas e Porto Belo.
O calendário dos médicos brasileiros é diferente dos que se formaram no exterior, que começarão a trabalhar em 16 de setembro. Daqui a duas semanas, depois do curso de aperfeiçoamento no Rio de Janeiro, chegará o segundo grupo de profissionais. Serão três médicos estrangeiros — naturais de outros países ou brasileiros com formação no exterior — que irão se estabelecer em Itajaí (dois médicos) e Navegantes (um médico).
Nas secretarias municipais de saúde, a expectativa é de que até quarta-feira todos os contratados estejam atendendo os moradores.
— Há casos, como no Bairro Rio Bonito, em Itajaí, em que cada médico é responsável por atender de 450 a 500 pessoas por mês. É importante podermos fazer o trabalho de prevenção — diz Jonilda Hugen Souza Vieira, responsável pela área de saúde da família na prefeitura de Itajaí.
Em Navegantes, cidade que receberá reforço de um profissional no dia 16, o secretário de Saúde comemora.
— O médico já esteve visitando a cidade e será muito bem-vindo, pois o Nossa Senhora das Graças é muito carente de profissionais. É uma região que tem muita gestante e muita criança — analisa Samuel Paganelli, secretário de Saúde de Navegantes.
Para onde vão os médicos
BombinhasUm médico clínico-geral chegou segunda-feira à cidade. Ele veio de Manaus e conheceu o Posto de Saúde de Zimbros, onde vai trabalhar. Nesta terça, devem começar os atendimentos. Este será o segundo médico da unidade, que é considerada a de maior demanda espontânea do município (quando o paciente aparece sem consulta marcada).
ItajaíA cidade receberá quatro novos médicos e todos irão trabalhar com a saúde da família. Dois deles devem se apresentar esta semana. Nesta terç-afeira, será apresentado o profissional que irá atender no Bairro Rio Bonito. Na quinta, chega o médico para a unidade Bambuzal, que terá o médico de família pela primeira vez. No dia 16 chegam dois profissionais estrangeiros, que vão atender nos bairros Jardim Esperança e Cidade Nova 2.
— Os médicos já estão no Brasil desde o dia 26 de agosto, em treinamento no Rio de Janeiro — afirma Jonilda Hugen Souza Vieira, responsável pela área de saúde da família na prefeitura de Itajaí.
ItapemaO novo médico chegou segunda-feira. Ele é clínico-geral e veio de Blumenau. Com o novo profissional, de acordo com a prefeitura, todos os postos de saúde da cidade dispõem de médico. Ele trabalhará na localidade de Sertão do Trombudo e será fixo na unidade, já que o único que atende lá atualmente é volante e só aparece três vezes por semana.
NavegantesA cidade receberá um médico vindo da Argentina a partir do dia 16. Ele vai atuar no posto de saúde do Bairro Nossa Senhora das Graças. Irá substituir o atual médico da unidade, que será remanejado.
Porto BeloO secretário de saúde Rogério Leite explicou que o novo médico se apresentou na cidade em 29 de agosto, mas de acordo com o Ministério da Saúde, há problemas de documentação.
— O médico trouxe a homologação do Ministério da Saúde, mas o órgão ainda não deu o aval. Acredito que até quarta ou quinta-feira a situação esteja resolvida — afirma o secretário.
Segundo ele, assim que essas questões burocráticas forem resolvidas o profissional começará a atender no posto de saúde do Bairro Jardim Dourado. O médico tem dupla nacionalidade — argentina e boliviana —, mas trabalha no Brasil há 10 anos. Já atuou no Acre como cirurgião plástico e otorrinolaringologista, mas em Porto Belo trabalhará como clínico-geral.