domingo, 5 de janeiro de 2014

Turistas vip lotam hangares de Santa Catarina
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Em Porto Belo a demanda é alta

 

Com a maioria das vagas para aeronaves ocupadas durante a temporada de verão no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, a opção de muitos turistas que preferem chegar à Santa Catarina pelo ar tem sido os serviços de táxi aéreo e a locação de hangares no Litoral.
Das 20 vagas disponíveis no Hercílio Luz para aeronaves particulares, 16 delas são destinadas à permanência maior do que uma hora, mas precisam de autorização prévia para a liberação. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, durante a temporada de verão elas estão sempre ocupadas, especialmente nos finais de semana.
A procura nos últimos anos fez com que, em uma distância de 200 quilômetros, o Estado abrigasse três condomínios aeronáuticos para atender a demanda de famílias que chegam principalmente do Mato Grosso, Paraná e de São Paulo, e que o aeroclube de SC não consegue suprir. Especula-se ainda que dois novos condomínios estão no papel. Em dezembro de 2013, o aeroporto em Florianópolis autorizou 727 chegadas e 719 partidas, totalizando seis a mais que o mesmo período em 2012.
No Aeroclube de Santa Catarina, em São José, a lotação entre Natal e primeiros dias do Ano-Novo é percebida há quatro anos. O espaço consegue abrigar até 15 aeronaves, porém, por ser um terreno sem asfalto, apenas as de pequeno porte são permitidas.
Guilherme Natalino Gonçalves, funcionário mais antigo do aeroclube, diz que o espaço é utilizado como alternativa à lotação do Hercílio Luz, com a vantagem de a operação ser gratuita.
Falta de estrutura facilita a busca por alternativas
Flavius Neves, proprietário do condomínio aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo, resume a precariedade das rodovias, além da falta de vagas em aeroportos, como as responsáveis pelo aumento na procura pelo espaço inaugurado há três anos.
Intitulado o maior condomínio aeronáutico do país, o Costa Esmeralda tem 176 lotes e apenas 25 estão à venda, passado um ano desde que a pista foi asfaltada. Neves diz que o local cresce 40% ao ano em termos de movimentação e só em 2013 registrou cinco mil operações, tornando-o "mais movimentado do que o Aeroporto de Navegantes".
— Temos hoje (sexta-feira) mais de 150 aeronaves pousadas aqui: 90 da região e 60 de outros estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Além dos proprietários, o condomínio oferece espaço por pernoite. Neves tem dois hangares com espaço para 10 vagas — já estão lotadas, e há aeronaves na grama.
Em Governador Celso Ramos, os planos do condomínio aeronáutico Fly Ville em concluir o asfaltamento da pista e das ruas do espaço em junho de 2013 sofreu um revés. Um embargo nas obras, pela prefeitura, em janeiro do ano passado prorrogou a entrega da construção para 2015. Eduardo Carlos Faust, gerente comercial da construtora Novo Teto, conta que 98 lotes estão vendidos e há uma reserva de outros 56.
Em Araquari, um grupo de 13 empresários tirou do papel o condomínio aeronáutico Céu Azul. O projeto, iniciado em 2011, prevê espaço para 60 hangares. O arquiteto e urbanista da ArquiPólis Ênio Faqueti, que estruturou o terceiro hangar do condomínio, conta que a procura pelos projetos de arquitetura neste segmento fez com que sua empresa se especializasse em residências que abrigam aeronaves. Desde o final de 2010, cerca de 20 hangares foram planejados pelo escritório de Balneário Camboriú.
Faqueti ressalta que a maioria dos clientes opta por uma residência junto à garagem das aeronaves, com direito à churrasqueira, suítes e lavabos — e que novos condomínios devem ser construídos em breve.
— O setor tem crescido bastante na nossa região. Está saindo um condomínio aeronáutico em Brusque e há um projeto para outro em Jurerê, em Florianópolis.
Enquanto as construções não ficam prontas, a Costa Esmeralda é ponto de referência para quem precisa deixar as aeronaves em SC na hora de aproveitar o verão. O dono da construtora Pasqualotto, Lindomar Pasqualotto, conta que construiu há um ano um hangar em Porto Belo com capacidade para até 15 aeronaves, utilizado pelos clientes da empresa e por amigos do empresário.
Quando o Parador de Caras ficar pronto, é por seu hangar que os famosos desembarcarão até a hospedagem. A facilidade de locomoção é considerada por Pasqualotto a maior vantagem de se investir no meio de transporte.
— Eu ligo para meu piloto agora e em questão de 10 minutos estou decolando. O tempo que levaria para chegar a Florianópolis já estou chegando em São Paulo — compara.
Facilidade para se locomover
Além do condomínio em Porto Belo, que recebeu nesta temporada celebridades como o jogador Neymar, o cantor Alexandre Pires e o empresário Blairo Maggi — considerado o maior produtor de soja do mundo —, o turista começa a ampliar o leque de opções de pousos e decolagens para curtir o verão em Santa Catarina.
A contratação dos serviços de táxi aéreo em Santa Catarina também está maior nesta temporada e indica que não é só turista de outros estados que utilizam o meio de transporte.
A Santafé Taxi Aéreo, em Xanxerê, registrou um aumento de 15% nos pedidos de avião fretado para destinos em todo o país. Pode não parecer muito, mas o empresário Ivor Antônio Lorenzetti garante que é um aumento significativo para a empresa, que conta com seis aeronaves para atender os clientes.
De acordo com ele, 75% deles pousam em SC, em locais como o Aeroporto Hercílio Luz e o Aeroclube do Estado, este último pela facilidade em conseguir vaga. Os valores mais em conta custam R$ 6 mil, com capacidade para levar até seis pessoas.
— Há 10 anos não tínhamos 40% da demanda que temos hoje, em parte porque a região melhorou muito com o agronegócio e o empresário está utilizando mais o transporte.
DIARIO CATARINENSE