Artesãos de Porto Belo poderão ter produtos expostos na Copa
No estado apenas dois município já tiveram as oficinas confirmadas: Porto Belo e Laguna. Oficinas em Santa Catarina têm a participação de um técnico do órgão estadual responsável pelo cadastro dos artesãos no SICAB. Em Santa Catarina, as oficinas terão também a participação de uma técnica do setor de Artesanato da Diretoria de Trabalho Emprego e Renda, órgão estadual responsável pelo cadastramento dos artesãos e artesãs no Sistema Nacional de Cadastro do Artesanato Brasileiro – SICAB.
O edital estabelece que os profissionais selecionados devem estar cadastrados no SICAB para serem efetivamente contemplados, e o entendimento entre o Escritório da MinC, que integra a Representação Regional Sul (RRSul), e a diretoria estadual visa tirar dúvidas e facilitar o cadastro dos artesãos no sistema.
O prefeito Evaldo Guerreiro destaca que a oportunidade é única para os artesãos do município e que o trabalho deles deve agradar aos visitantes. "Caso sejam selecionados, nossos artesão vão ajudar a difundir a cultura local para diversos países. Pela experiência com o transatlânticos, nossos produtos vão agradar", ressaltou Evaldo.
A presidente da Fundação da Cultura, Fabiana Kretezer, explica que o convite para a capacitação é estendido a todos os artesãos da região. Para ela, o artesão tem papel fundamental na cultura. "Entendemos o artesanato como uma das possibilidades de reflexão sobre as inferências simbólicas do mundo 'feito à mão'", acrescentou.
Serviço:
O quê: Capacitação para o Edital Vitrines Culturais
Quando: Sexta-feira, 28 de março
Onde: Espaço Cultural Piraiquê, anexo a Fundação Municipal de Turismo
Horário: 18h
Quando: Sexta-feira, 28 de março
Onde: Espaço Cultural Piraiquê, anexo a Fundação Municipal de Turismo
Horário: 18h
Mais informações no escritório do MinC em Florianópolis, telefone (48) 3223-2595, ou pelo escritoriosc.sul@cultura.gov.br ou na Fundação da Cultura de Porto Belo, pelo telefone (47) 3369-8969.