terça-feira, 22 de abril de 2014

Estabelecimentos de Porto Belo participam do Programa de Design do Varejo Catarinense 

Os empreendimentos comerciais localizados na Avenida Governador Celso Ramos, ao longo dos 830 metros que serão beneficiados com a revitalização do local no Centro da cidade, passam a receber consultoria da equipe do Programa de Design do Varejo Catarinense. Por meio da parceria entre Prefeitura e Sebrae/SC, cerca de 80 estabelecimentos terão a chance de remodelar sua marca, com foco na padronização e profissionalização da identidade empresarial.
Participarão os empresários interessados que terão toda a informação e o desenvolvimento das ações de forma gratuita.
Os empreendedores terão como investimento a execução do que for definido pela equipe de designers contratada pelo Sebrae para o estudo de cada uma das empresas. E essa definição poderá ser colocada em prática aos poucos. O estudo contemplará desde a fachada até os artigos de papelaria, como cartões de visita. “Serão atendidas as micro e pequenas empresas que fazem parte do projeto de revitalização da via. Até o final do ano, a parceria público-privada entre Sebrae/SC e Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) deverá gerar um incremento para o comércio, contribuindo também com o crescimento da atividade turística no município”, afirma o coordenador regional do Sebrae, Alcides Sgrott.
O projeto “Aumento da Competitividade do Turismo de Porto Belo”, que iniciou em 2013 com estudos e levantamentos de dados, segue para as próximas fases. O trabalho de estudo do Programa de Design do Varejo Catarinense levará 90 dias. Agora estão sendo feitas as visitas, para o briefing e captação de imagens para desenvolvimento dos trabalhos. Num segundo momento, a equipe dará informações sobre o Varejo3.0, que inclui inovação e humanização. Por fim, será feita a entrega individual de cada nova identidade visual. Em Santa Catarina, esse mesmo trabalho está sendo desenvolvido em Lages, Chapecó e Blumenau.
“O Sebrae está fornecendo o que há de melhor como uma forma de incentivo, mas o empresário não tem a obrigação de participar, embora seja uma oportunidade única de incrementar suas atividades. E o produto final será feito de acordo com o desejo do próprio empreendedor, afinal, ele é o criador daquele negócio”, completa Sgrott.
Ciclo de capacitação
Além da revitalização da via pública e das atividades do Programa de Design do Varejo Catarinense, iniciarão as oficinas de capacitação. Há uma série de ações previstas para os próximos meses, iniciando com o curso Gestão Visual de Lojas.
Cronograma das atividades
- Curso de Gestão Visual de Lojas, para empresários e gestores do comércio: de 28 abril a 2 maio, das 19h às 22h30min
- Bate Papo Empresarial com palestra sobre associativismo e palestra de turismo com café colonial, para empresários: 6 de maio, 19h às 22h.
- Encontro Empresarial com lojistas com os temas “Mídias digitais e Redes sociais a favor da sua empresa”, “A Importância do Visual Merchandising como Força de Venda” e “Tendências de Moda primavera/verão 2014/15”, para empresários e gestores do comércio: de 9 a 11 de junho, das 19h às 22h.
- Curso de Atendimento ao Cliente com informações turísticas, para empresários, gestores e colaboradores do comércio e serviços: de 21 a 24 julho , das 19h às 22h.
- Programa Boas Práticas na Fabricação e Manipulação de Alimentos (Restaurantes do Festival do Camarão), para empresários de bares e restaurantes: de agosto a setembro, das 19h às 22h.
- Curso de Gestão financeira “Na Medida”, para empresários e gestores do comércio e serviços: de 15 a 19 setembro, das 19h às 22h30min.
- Mídias Digitais – Gestão da Internet, para empresários e gestores do comércio e serviços: de 18 a 21 agosto, das 19h às 22h.
- Curso de Inglês para o turismo, para empresários, gestores e colaboradores do comércio e serviços: início em agosto, das 19h às 22h, duas vezes por semana.