No próximo dia 13 de abril, Porto Belo recebe a visita de cientistas, pesquisadores e acadêmicos de várias nacionalidades para visitar as vieiras em nosso município.
Porto Belo, município de águas calmas que atrai turistas das mais variadas nacionalidades é também um local perfeito para o desenvolvimento de fazendas marinhas, por apresentar a qualidade e temperatura da água ideal para o cultivo dos mais variados moluscos como ostras, mariscos e vieiras.
Antigamente a Praia das Vieiras ganhou este nome devido a riqueza natural deste molusco chamado vieira. Tempos depois com a extinção do mesmo surgiu a empresa Vieiras de Porto Belo aproveitando as boas condições do mar para o cultivo, além de vender um produto único no Brasil ainda divulga os atrativos e belezas do município.
Por ser o único município a possuir uma empresa que produz vieiras em grande escala, Porto Belo foi a cidade escolhida para que aconteça a visita ao cultivo desta iguaria. As vieiras são moluscos de grande importância comercial em nível mundial. Consideradas o filé mignon do mar, apresentam um sabor rico, textura delicada e gosto suave, levemente adocicado. Todos esses predicados atraíram para Porto Belo os pesquisadores do 19º International Pectinid Workshop.
Evento consagrado, realizado a cada dois anos, desde 1975. Congrega cientistas, acadêmicos e o setor produtivo em diversas áreas relacionadas à pesquisa, aproveitamento econômico e conservação das vieiras. Esta será a primeira realização no Brasil.
A realização deste evento no Brasil representará um marco no desenvolvimento da aquicultura e de pesquisas com vieiras, uma vez que serão reunidos especialistas mundiais nesse setor, que terão uma oportunidade ímpar de interação com pesquisadores locais e com o setor produtivo, ressalta Guilherme S. Rupp, presidente do Comitê Organizador do evento.
A Fundação Municipal de Turismo – Fumtur apoia o evento. Antonio Carlos Lopes (Cacau) presidente da entidade ressalta a importância destes eventos em nosso município que, além das belezas naturais, possui uma diversidade de frutos do mar podendo oferecer uma gastronomia para os paladares mais exigentes além de incrementar a cadeia produtiva do turismo. Uma excelente oportunidade de mostrarmos nossos produtos e belezas para os mais variados públicos.
Fonte: Fumtur